ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Sunday, July 13, 2008

PROJETO INTERDISCIPLINARES/2008

ETI. Professor Antonio de Campos Gonçalves.
Séries: Todas as séries do Ensino Fundamental Ciclo l
Professora Responsável: Elice Maria Souza Moraes
Trabalho Interdisciplinar: Conexão entre todas as Oficinas de Enriquecimento Curricular
Ano: 2008
Projeto: O Mundo do Circo
Objetivos
Desenvolver plenamente as habilidades e competências do educando ampliando ainda mais a criatividade, despertando a curiosidade, interesse, e levando-os a pesquisa.
Sensibilização:
Trazer artistas como, palhaços, mágicos, acrobatas, malabaristas, entre outros que for possível, que eles façam apresentações e sejam entrevistados pelos alunos que são os maiores interessados nas apresentações.
Concretização:
Após as atividades dos artistas propiciar atividades de pesquisas para que as crianças consigam inteirar-se de como e desde quando existe o circo, quais as evoluções e condições de vida dos artistas, como vivem, como se preparam e se apresentam.
Como o texto aqui selecionado:
Curiosidades » O Circo
Por Christiane Araújo Angelotti
"Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor!
E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!"
Quantas lembranças esse conhecido bordão nos traz! No dia 27 de março é
comemorado o dia do circo. Essa data foi escolhida para homenagear o palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Piolin, foi um dos grandes palhaços do Brasil, se destacando por sua alegria e criatividade.
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia.
Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.
Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc.
Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.
Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens.
Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas.
O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas.
Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam.
Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina.
O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como: números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades.
O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada.
Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nómade, viajando por lugares diversos.
O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!
Proibida reprodução deste artigo sem autorização prévia da autora. E-mail: chris@angelotti.eti.br
Recursos Materiais:
Todos os materiais necessários que estejam disponíveis na Unidade Escolar, como: papéis, cola, tinta, e aqueles que serão necessários como maquilagem, confecção de fantasias, entre outros que deverão ser providenciados pela Direção Escolar.
Os professores deverão propor atividades circenses em conexão com os professores de educação física, e também artes.
Montagem de laboratório ou oficinas de maquiagem, contador de histórias, bonecas falantes, pernas de pau, palhaços, malabaristas, mágicos, acrobatas e outros que forem adequados e possam atender as necessidades dos educandos.

Oficina: Contadores de Histórias Apresentação:
Ouvir histórias é muito divertido para a criança, dá prazer a ela. E, ao mesmo tempo, é um exercício estimulante que ajuda no seu desenvolvimento.
Ouvindo, ela cria e recria os personagens, monta cenários, imagina a ação. Ouvindo, ela procura compreender, acompanhar o enredo, entender como se organiza uma história, procurar o seu significado, tentar decifrar como é que os personagens pensam.
E tudo isso é um bom exercício para a inteligência.
Mas ouvir histórias é muito divertido para todas as idades! Quem é que não gosta de ouvir um conto, uma lenda ou uma fábula?
Utilizando a arte do teatro e dos contadores de histórias, com seus contos de fadas, folclore, fábulas, lendas ou contos brasileiros, os alunos serão preparadas para levar a magia da leitura para pessoas de todas as idades, moradores de comunidades que vivem em risco pessoal, orfanatos, asilos, creches comunitárias, escolas públicas, entre outros.
"Quem conta um conto aumenta um ponto, uma vírgula, uma exclamação e uma boca aberta diante da possibilidade de se construir um mundo melhor - povoado de histórias!"
Boneca Falante:
Poderão participar alunas de 4.ª série, 3ª ou 2ª série a aluna maior poderá encenar com a aluna pequena como se esta fosse sua boneca e fosse falante. Pode ser até a Emilia e Narizinho de Monteiro Lobato. A pequena é a Emília e a menina maior faz a fala da Narizinho. Os professores deverão fazer a inscrição e seleção das alunas que deverão participar da encenação.
Alguns brinquedos poderão ser providenciados para que as crianças possam experimentar além do conhecimento também o lazer, como é o caso de:
- piscina de bolinhas;
- cama elástica;
- teatro de fantoches;
- cachorrinho adestrado;
- ventríloquo.

Oficina de Maquiagem
A Oficina de Maquiagem consiste na aplicação de técnicas de pintura facial.
O aprendiz exercita suas habilidades lidadas ao desenho, formas e a criatividade, na elaboração da pintura faciais.
Ensina passo a passo a transformação do rosto, produtos a serem usados, firmeza no traço. O aluno faz sua maquiagem e cria o palhaço.

Oficina de Teatro e Esculturas:
A Oficina de Teatro tem uma proposta metodológica que une arte e educação, criando nos indivíduos não tanto aptidões artísticas específicas, mas, sobretudo um desenvolvimento global da personalidade, através de formas diversificadas e complementares de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.

Oficina de Palhaço
Os alunos poderão treinar a apresentação de alguns números e apresentá-los para os colegas e comunidade escolar, demonstrando assim a importância do palhaço e também homenageando grandes nomes de palhaços que temos na história como é o caso do "Carequinha", "Arrelia", Torresmo e Pururuca" entre outros.

Bibliografia:
Fonte
http://www.albanytula.org/artcircus.htm
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo/home
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo/O_Circo_no_Brasil
Veja também :
http://www. spacial. com. br/
http://www.academiadecirco.com.br/
Curiosidades
Livros:
O Circo
Autores: IVAN ZIGG e MARCELLO ARAÚJO Editora: Nova Fronteira
Tem Bicho no Circo
Autor: ZIRALDO Editora: Melhoramentos
Todo Mundo Vai ao Circo
Autora: GILLES EDUAR Editora: Companhia das Letrinhas
Be e Lelê no Circo
Autor: GERTI MAUSER-LICHTL Editora: Leitura
Rita Sapeca Brinca de Circo
Autor: FRANCOIS GILSON Editora: Larousse Júnior
Cole e Pinte Miau no Circo
Autor: MARIA LUISA A. LIMA PAZ Editora: Girassol
Coisas de Circo
Autor CIDA MEIRA Editora: ícone
Alegria e Diversão no Circo - Maleta
Editora: Edições Chocolate
Cirquinho Maternal: Educação Infantil
Autor GISLENE LATESSA Editora: Ática
O Circo Chegou
Autor: LÚCIA PIMENTEL DE SAMPAIO GÓES Editora: Scipione
O Circo da Lua
Autor: EVA FURNARI Editora: Ática
E o Palhaço o que é?
Autor: PAULA REGIS JUNQUEIRA Editora: Villa Rica
Clifford no Circo
Autor NORMAN BRIDWELL
Editora: Cosac & Naify
Cds:
-O Grande Circo Místico
EDU LOBO & CHICO BUARQUE
Universal Music;
-Circo
Coletânea Nacional
Atração

0 Comments:

Post a Comment

<< Home