ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Tuesday, July 24, 2007

Projetos Interdisciplinares/2007

PROJETO FANFARRA

Disciplinas:
Interdisciplinar
Público Alvo:
1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental (Ciclo I)
Duração:
Ano letivo/2007

Justificativa:
Vivemos numa época conturbada. A crise entre valores permanentes e os novos valores emergentes da nossa sociedade em transição, coloca em risco o ético e o estético.
Mais doloroso ainda é a situação psicológica de adolescentes e jovens que, no processo natural de aculturação, necessitam de modelos positivos a imitarem, na auto-afirmação de suas personalidades em formação.
Este projeto prevê o desenvolvimento de várias formas de participação e integração onde o cidadão será possibilitado de exercer sua criatividade, a iniciativa, a reflexão, a auto disciplina e a solidariedade.
A prática da cidadania, pelo exercício da participação em projetos coletivos, melhora a auto-estima e isto traz reflexo imediato na Qualidade de Vida, com importante retorno qualitativo para as organizações. Por outro lado, a criatividade e o gosto estético é algo que se aprende e se desenvolve.
É fundamental para o sucesso e continuidade desta integração, que todos os envolvidos tenham consciência da sua importância e de seu papel contribuinte para essa filosofia de valorização da vida.
Haveremos de provar a nós mesmos, que os valores perenes da Participação, da Amizade, da Iniciativa e da Solidariedade, não podem sucumbir-se por nossa omissão, personalismo ou descaso.
Objetivos:
Resgatar primeiramente os valores da participação para a reconstrução de uma comunidade com ideais de cidadania, bem como estabelecer uma nova proposta extracurricular aos alunos desta comunidade, visando assim à ampliação de conhecimento e de cultura, agindo como um bom modelo a ser seguido a aqueles que estão em fase de amadurecimento de sua personalidade;
Integrar a comunidade escolar;
Privilegiar a Unidade escolar no desfile de 07 de Setembro e/ou possíveis eventos futuros.

Procedimentos Metodológicos:
Apresentar às crianças os instrumentos disponíveis no espaço escolar (caixa, bombo fuzileiro, contra surdo, surdo, prato e corneta);
Pesquisar junto com as crianças na Internet a história da fanfarra;
Selecionar as crianças conforme adequação de instrumentos;
Organizar dias e horários para os ensaios;
Organizar pelotão de marcha;
Selecionar tema para apresentação no desfile de 07 de Setembro;
Manter os ensaios durante o período letivo/2007;
Buscar conhecer, aprender e ensinar novos ritmos para a fanfarra.
Recursos:
Instrumentos de percussão e cornetas, bandeiras, varetas, cartolina e/ou papel color set, papel contact, máquina fotográfica digital, computadores, CD, TV, DVD.

Avaliação:
Será realizada de forma contínua, considerando os seguintes aspectos: envolvimento, participação e interesse no decorrer dos ensaios e apresentações.

Professora Responsável:
CELINA DAMASCENO (INFORMÁTICA EDUCACIONAL)
Projeto: “SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA”
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
CELINA, IRACEMA, LUCIANA, MARIA LÚCIA, CÍCERA E LINA.
PÚBLICO ALVO: 2ª séries
1-JUSTIFICATIVA
O Projeto "Sem saúde não há vida", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada esistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação decidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.As experiências mostram que transmitir informações a respeito dofuncionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como, um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
2- OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos dehigiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas ecabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

4- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos.São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar
corretamente as normas de higiene.
Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
SUGESTÕES:
Realizar na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.
Mante-los num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.

Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem à verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.

Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostrar que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.SUGESTÕES:

Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuáriosdo Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
Mostrar a importância do sol na higiene da roupa.
Destacar a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.
Mostrar a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.
Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.

Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostrar ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.Destacar os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso;
o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados.Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
Fazer paródias de músicas infantis relacionadas ao tema;
Dialogar sobre o tema e fazer apresentação de cartazes para produção de texto.
Fazer pesquisas via NET.

QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?Como devo conservar os meus pés? Por que?Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?Que roupas devo usar para dormir?E para passear?Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

5- RECURSOS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.

6- AVALIAÇÃO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.


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