ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Wednesday, December 13, 2006

Atividades em Informática Educacional

ATIVIDADE 01
História em Quadrinhos
Tema: "Direitos e Deveres dos Trabalhadores"
Objetivos:
Integrar conteúdos e disciplinas;
Estimular a pesquisa, a leitura e a produção de textos.
Recursos:
Soft Paint;
Internet;
Impressora;
Papel sulfite.
Processo:
Para iniciar a produção de histórias em quadrinhos, foi realizada:
Organização e formação de 04 grupos de 06 a 08 alunos;
Pesquisa via Internet (Sistema Nacional de Empregos);
Impressão do material coletado;
Leitura e interpretação do conteúdo (ensinado pela manhã);
Utilização do soft Paint e suas ferramentas;
Reprodução do texto e criação das ilustrações com idéias elaboradas por cada componente em seus respectivos grupos.
Professora: Celina Damasceno

ATIVIDADE 02
Rádio Novela
Objetivo:
Estimular a leitura.
Recursos:
Livros diversos de histórias infantis;
Soft Gravador de Som;
Soft Windows Média Player;
Folhas de sulfite, lápis e borracha.
Processo:
Apresentação de rádio novela elaborada pelo grupo de professores na capacitação oferecida na Oficina Pedagógica;
Organização e formação de 04 grupos de 06 a 08 alunos;
Apresentação de livros de histórias infantis à livre escolha;
Leitura e síntese da história selecionada;
Divisão de funções: personagens, narrador e sonoplasta;
Orientação para a utilização do gravador de som;
Teste de gravação.

Produto:
Os três porquinhos
Era uma vez três porquinhos que foram construir suas casas na floresta. O mais velho sentiu o cheiro do lobo e pensou: precisamos construir nossas casas rápido.
O primeiro decidiu fazer sua casa de palha, o segundo de madeira e enfim o terceiro construiu sua casa de tijolos.
Logo os dois porquinhos mais novos acabaram suas casas e foram brincar o mais velho ao invés disso continuou a construir sua casa, o lobo estava espiando e pensou: Humm! Esses porquinhos, eles vieram pedir ajuda ao irmão mais velho.
O lobo chegou à casa do irmão mais velho e falou:
___ Abra esta porta ou então vou assoprar e derrubar esta porta.
Ele assoprou, assoprou até perder o fôlego e foi embora e nunca mais voltou.
E essa é a nossa história!
Fim
Atividade 03

Proposta: Internet/Jogos (iguinho.com.br)
“Jogo da Velha”
Séries: 1ª A e B
Objetivos:
Desenvolver habilidades de coordenação viso-motora e concentração;
Estimular a leitura.
Procedimentos Metodológicos:
Formar duplas;
Orientar em relação ao manuseio do mouse e às regras do jogo.
Distribuir folhas de sulfite para as demais crianças realizarem o mesmo jogo enquanto esperam a vez para jogar nos micros.
Orientar para colocarem a série e os nomes das duplas na folha de sulfite.
Recursos:
Micro/ Net;
Folhas de sulfite;
Lápis.
Avaliação:
Continuamente, baseada na participação de cada aluno.
Professora: Celina Damasceno

Atividade 04
Proposta: Soft Calculadora
Séries: 2ª A e B
Objetivos:
Conhecer e explorar o soft;
Fazer cálculos matemáticos.
Procedimentos Metodológicos:
Formar duplas para a utilização dos micros;
Auxiliar na inicialização do soft;
Distribuir folhas para as demais crianças registrarem as continhas solicitadas;
Acompanhar as crianças, tanto as que estão utilizando os micros como as que estão registrando na folha de sulfite;
Conferir resultados;
Fazer a troca de duplas para que todas as crianças possam utilizar os micros.
Recursos:
Soft Calculadora;
Lápis, borracha e folhas de sulfite.
Avaliação:
Dar-se-á por meio da observação, participação e envolvimento dos alunos.
Professora: Celina Damasceno

Atividade 05
Proposta: Soft Word Pad (Digitação)
“COPA DO MUNDO/2006”
Séries: 4ª A e B
Objetivo:
Ler, selecionar e digitar síntese do material coletado referente à Copa do Mundo.
Procedimentos Metodológicos:
Formar grupos de alunos para a pesquisa;
Eleger dois componentes de cada grupo para fazer a digitação;
Orientar aos demais componentes para ler, selecionar e organizar o conteúdo coletado;
Auxiliar na digitação em relação à ortografia das palavras, pontuação, acentuação e paragrafação;
Orientar para salvar o texto produzido em pastas.
Recursos:
Material coletado;
Soft Word Pad;
Papel e caneta.
Avaliação:
Realizar-se-á continuamente mediante a participação de cada aluno.
Professora: Celina Damasceno
ATIVIDADE 06
ESCOLA E MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
Escola e meio ambiente é um assunto que faz parte das conversas de crianças, de jovens e adultos, está sempre nas primeiras páginas de jornal, na capa de revistas, nos muros da cidade, propagandas públicas e políticas. Mais do que o conhecimento adquirido na escola sobre a instituição “escola” e sobre o meio ambiente, este Projeto pretende despertar no aluno a percepção ou o sentimento de cidadania e de responsabilidade pela preservação e manutenção do meio ambiente. Numa abordagem educacional, essa perspectiva ajuda a ver a necessidade de trabalho em coesão dos princípios de igualdade e equidade do ser humano, da participação, da cooperação, da co-responsabilidade, da solidariedade, do respeito, da justiça social e da cidadania. Dentro do Projeto: “Escola e Meio Ambiente”, também, desenvolverão atividades no laboratório de informática de gravações de histórias em forma de “Rádio Novela” como um dos produtos finais. E, finalmente, será organizado um portfólio com todos os trabalhos deste grandioso Projeto.
PÚBLICO ALVO:
Alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental - Ciclo I.
OBJETIVOS:
Desenvolver a capacidade de observação e pesquisa;
Despertar a consciência sobre a importância da preservação ambiental e o respeito pela natureza;
Contribuir para a compreensão e a valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, bem como dos recursos tecnológicos existentes para esse fim;
Entender a saúde como um valor pessoal e social na humanidade;
Perceber a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo; Refletir sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia.
1º Semestre – Lixo e Reciclagem/reaproveitamento/reutilização e viário;
2º semestre - Escola e meio ambiente:Revitalização dos espaços da escola, Horta, Jardins, água, alimentação, esportes e lazer e saúde.
METODOLOGIA: Música, teatro, teatro de bonecos, jogral, dança, grafitagem, pinturas ( telas: panos e quadros), construção e reconstrução de textos, construção de letras musicais, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, campeonatos esportivos e de lazer, feiras cultural, gravação de histórias em rádio novela e exposição em outros eventos.
REFERÊNCIAS:
1. Parâmetro Curricular Nacional (PCN): Meio Ambiente; 2. Estudos Sociais: educação e o desenvolvimento crítico. Rosemary Faria Assad, Maria da Glória Mariano Santos, São Paulo: Editora do Brasil, 1989. 3. Coleção Artesanato Prático e Fácil. Reciclagem. Editora Minuando Ltda, 1ª, 2ª e 3ª edição, São Paulo, 2004. 4. Viver e Aprender: história/Geografia, 2. Elian Alabi Lucci. – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2000. E geografia: ensino fundamental. Neuza Sanchez Guelli, Miriam orenztein. 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2001. 5. Viver e Aprender. Ciências 2. ElisabeteChaddad Trigo, Eurico Moraes Trigo, 7ª ed. Reform. e atual, São Paulo: Saraiva, 2000. 6. ONG “Planta Verde” de Santo André-SP. Revista Meio Ambiente. Diversas edições/2006.
Professor: José Hamilton

0 Comments:

Post a Comment

<< Home