ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Sunday, July 13, 2008

PROJETOS/2008 - 1ºSEMESTRE

ETI.PROF. ANTONIO DE CAMPOS GONÇALVES
Projeto: Leitura e Escrita Digital
Disciplina: Informática Educacional
Público Alvo: 1ª a 4ª séries
Duração: Ao longo do ano letivo/2008
Professora: Celina Damasceno
Justificativa:
Incorporar o uso de novas tecnologias, entendendo-as como múltiplas linguagens (verbais ou não verbais) possibilitam a criação de novos ambientes de aprendizagem; novas formas de construção de conhecimento; expressão da sensibilidade e criatividade; formação de valores; diferentes formas de representação da realidade; ampliação da leitura e escrita; processos cooperativos de produção de conhecimento. Permite, ainda, o diálogo do pensamento com o contexto e com o outro.
Objetivos:
Desenvolver produções textuais relacionadas a temáticas diversas para a criação de um banco de textos, auxiliando no processo de leitura e escrita.
Trabalhar a coordenação motora através de atividades rítmicas de músicas e gestos;
Desenvolver a oralidade através do conto de histórias;
Motivar a leitura virtual de textos e imagens dos alunos;
Estimular nos alunos o interesse em construir textos, digitando-os no computador.
Procedimentos metodológicos:
Apresentar aos alunos o processador de textos, o teclado e estimular a produzirem textos diversos. Podem ser escritos diversos tipos de gêneros textuais.
O importante é permitir que a criatividade se desenvolva.
Selecionar sites que permitam as crianças fazerem leitura e posteriormente, recontar e/ou reescrever digitando;
Permitir que possam escolher músicas conhecidas de seus repertórios para que utilizem o editor de textos e o gravador de som.
Organizar duplas produtivas, considerando a hipótese de escrita em que as crianças se encontram, para que uma auxilie a outra na escrita;
Fazer listas como: de nomes, de flores, respeitando a ordem alfabética;
Realizar ditados de palavras conhecidas pelas crianças;
Fazer a correção das atividades juntamente com as duplas ou grupos.
Recursos:
Micros e seus softs (editor de textos, gravador de som, internet).
Avaliação:
Realizar-se-á continuamente, respeitando as necessidades de cada educando.



ETI.PROF. ANTONIO DE CAMPOS GONÇALVES
PROJETO: JOGOS EDUCATIVOS
Disciplina: Informática Educacional
Público Alvo: 1ª a 4ª séries
Duração: Ano letivo/2008
Professora Responsável: Celina Damasceno
Justificativa:
Os jogos de computador permitem um ajuste de nível de dificuldade conforme as habilidades do jogador e provêem um feedback claro e imediato e dá aos jogadores escolhas e controle sobre suas ações. Também despertam a fantasia e a curiosidade, além de oportunidades para colaborar, competir, ou socializar-se com os outros jogadores.
Por outro lado, através dos jogos, a criança desenvolve maiores habilidades de leitura e compreensão, bem como o pensamento crítico.

Objetivos:
Auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras;
Estimular a leitura;
Respeitar regras;
Familiarizar-se com o alfabeto;
Identificar letras e palavras, cores e formas;
Desenvolver habilidades de observação e concentração;
Desenvolver as percepções visuais, auditivas e o raciocínio;
Promover a socialização.
Recursos:
Computador/Internet e suas ferramentas.
Avaliação:
Baseada na observação e participação de cada criança.
Sites e jogos:
Smartkids: Introdução ao alfabeto (jogo das letras);
Seqüência Lógica (formas geométricas e cores);
Jogo dos ovinhos.
Iguinho: Caça-palavras;
Memória;
Sete erros.
Qdivertido: Tangram



ETI.Prof.Antonio de Campos Gonçalves
Projeto: Rádio Novela/2008
Público Alvo: 3ª séries.
Duração: 1º e 2º bimestre.
Disciplina: Informática Educacional
Professor Responsável: Celina Damasceno
Justificativa:
“Os meios de comunicação social possuem três funções: informar, entreter e educar. Informar se refere à comunicação dos fatos que ocorrem no contexto social; educar, a capacidade que tem o homem para enfrentar-se com este contexto e entreter é transportar mentalmente o espectador para longe do seu contexto, objetivando-lhe proporcionar descanso”. Nesse sentido, este projeto visa valorizar e transportar mentalmente o espectador, por meio da rádio novela, buscando contemplar a imaginação de cada espectador conforme cada história contada.
Objetivos:
Valorizar os meios de comunicação, rádio e internet;
Reproduzir e criar pequenos textos.
Procedimentos:
Serão desenvolvidos em 02 momentos:
1º Momento (sala de aula):
Formar grupos produtivos de alunos, ou seja, intervir na formação dos grupos impedindo que se forme grupos homogêneos;
Auxiliar na escolha dos temas (histórias);
Orientar para que cada aluno produza uma propaganda, afim de que a novela seja gravada e apresentada em partes;
Orientar para que cada aluno faça a apresentação da propaganda elaborada;
Orientar para que escolham um nome para o grupo e para a rádio;
Selecionar os livros indicados pelos grupos para que possam ler e resumir a obra escolhida;
Auxiliar na escrita da síntese, orientando-os em relação à ortografia das palavras, pontuação e segmentação da narração, bem como, na introdução das propagandas no texto, a fim de facilitar na gravação da novela.
2º Momento (sala de informática):
Orientar para que acessem e explorem o soft gravador de som nos micros. Após este primeiro contato, iniciar a gravação da novela;
Orientar para que haja respeito por parte dos demais grupos em relação ao grupo que iniciará a gravação, contemplando-o com o SILÊNCIO;
Orientar para que enquanto um grupo estiver gravando sua novela, os demais prestem atenção para que possam vir a melhorar e/ou ampliar seu trabalho;
Orientar em relação a como salvar a novela produzida no micro e a apresentá-la para os demais colegas da sala;
Orientar e organizar cronograma para que cada grupo apresente o trabalho produzido para as demais séries da Unidade Escolar.
Recursos:
Livros de histórias (contos infantis);
Papel, lápis e/ou caneta e borracha;
Micro: Soft gravador de som;
Máquina fotográfica.
Avaliação:
Dar-se-á continuamente durante a realização do projeto, através da observação e da participação de cada aluno.



ETI PROF. ANTONIO DE CAMPOS GONÇALVES
PROJETO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DISCIPLINA: INFORMÁTICA EDUCACIONAL
PÚBLICO ALVO: 3ªs E 4ªs SÉRIES
DURAÇÃO: DECORRER DO ANO LETIVO/2008
PROFESSOR RESPONSÁVEL: CELINA DAMASCENO
JUSTFICATIVA:
O trabalho por meio de histórias em quadrinhos é considerado um processo inovador, lúdico, motivador e de grande fixação conteudística, porque permite ao aluno vivenciar cada segmento apresentado. É considerado um trabalho excelente, amplo, bem estruturado tanto técnico quanto pedagógico.
E, segundo Rubem Alves, só conservamos na memória e aprendemos aquilo que nos é significado e possui relações com o nosso universo sócio-cultural. As Histórias em Quadrinhos (HQs), como um recurso de apoio didático, nos permitem abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para entretenimento e lazer.
OBJETIVOS:
Desenvolver um trabalho de linguagem, que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens, bem como, desenvolver nos alunos habilidades em leitura, ortografia, produção de texto, gramática textual, elementos da narração e elementos básicos dos diálogos.
Desenvolver o protagonismo juvenil e a autonomia na elaboração e execução de projetos escolares.
Produzir e reproduzir textos, bem como, auxiliar na leitura e escrita.
METODOLOGIA:
Formar grupos produtivos de alunos, ou seja, intervir na formação dos grupos impedindo que se forme grupos homogêneos;
Indicar tema central (Meio Ambiente) e subtemas relacionados ao tema;
Distribuir os subtemas entre os grupos;
Orientar para que escolham um nome para o grupo e um líder;
Orientar para que pesquisem via internet os assuntos distribuídos, bem como, a elaboração de uma história em quadrinho;
Auxiliar na escrita, orientando-os em relação à ortografia das palavras, pontuação e segmentação da narração;
Orientar em relação às gravuras que podem copiar e colar de outros programas e/ou utilizar as mesmas do soft Kid Pix;
Orientar para que acessem e explorem as ferramentas do soft Kid Pix, para a produção escrita das histórias em quadrinhos;
Orientar em relação a como salvar o trabalho produzido durante cada aula
RECURSOS:
Micros conectados à Internet;
Soft Kid Pix (Editor de textos);
Máquina digital.
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á continuamente durante a realização do projeto, através da observação e da participação de cada aluno.

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