ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Friday, December 15, 2006

Álbum fotográfico

Projeto Fanfarra

Objetivos:
Promover a integração e a interdisciplinaridade;
Pesquisar o que é uma fanfarra;
Conhecer e formar uma fanfarra.
*Trabalho realizado com todas as crianças da UE.


Projeto Folclore
Objetivos:
Estimular a leitura;
Conhecer lendas folclóricas.
*Trabalho realizado em duplas para usar os micros e individual para ilustrar a história.















Contação de história através de objetos
Objetivos:
Promover a socialização;
Criar história.
*Trabalho realizado com todas as crianças da 2ª série A.
















Rádio novela

Objetivos:
Estimular a leitura e a reprodução de textos;
Socializar.

*Trabalho realizado em grupos





Desenho Livre
Objetivo:
Estimular a criatividade.

*Enquanto alguns alunos utilizam o soft Paint, outros desenham em folhas de sulfite.






Pesquisa/Net

Objetivos:
Estimular a leitura;
Explorar o navegador.

*Pesquisar sempre.

Wednesday, December 13, 2006

Indicações de sites educativos

www.educacional.com.br/jogos

www.alemdeeducar.com.br/jogos

www.smartkids.com.br

www.canalkids.com.br

www.cartoonnetwork.com.br/play

www.contandohistoria.com.br

www.iguinho.com.br

www.fliperama.com.br

www.jogos10.com.br

www.dolls.com.br

www.turmadamonica.com.br

www.barbie.com.br

Projetos Interdisciplinares

PROJETO FESTA JUNINA
Junho/2006

Justificativa:
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina com as atividades que nossa escola já vem desenvolvendo, buscando exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida.
Este projeto está dividido em três etapas: atividades em sala relacionadas à data, gincana e festa junina. As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo.

Objetivos:
· Conhecer as características das festas juninas;
· Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
· Promover interesse e participação na gincana e na festa junina;
· Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
· Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.

Etapas do desenvolvimento:
Atividades em sala de aula
Ensino fundamental
Os professores de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data que estamos comemorando.

De 1ª a 4ª série:
Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.
História: Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês. Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.
Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas juninas e explorá-las no que se refere às quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração. Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.
Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representações da festa. Ornamentar as salas e a escola.
Geografia: Localizar, geograficamente, os países que deram início às festas juninas, como França e Portugal. Fazer o mesmo no mapa do Brasil, destacando as regiões e a maneira como a festa junina é comemorada em cada uma delas.
Educação Física: Conhecer as danças típicas e apresentá-las na festa junina.
Inglês: minidicionário com palavras que fazem parte da festa junina.
Participação Social: Conhecer culturas sociais das regiões onde se comemora as festas juninas.
Filosofia: Refletir sobre costumes, tradições e cultura brasileira.
Orientação de Estudo e Pesquisa: Conhecer técnicas para a montagem e realização da pesquisa.
Informática Educacional: Utilizar o micro como fonte de pesquisa e digitação dos textos explorados.


Festa junina:A festa junina será realizada na escola, no dia __ de junho de 2006. Terá início às ___horas. Nesta festa teremos barracas com brincadeiras, como boca do palhaço, pescaria, jogo da argola, barraca surpresa, correio elegante, barracas com comidas típicas, apresentações das danças, e o resultado das turmas vencedoras da gincana.



E.E.PROF. Antônio de Campos Gonçalves
Professora: Celina Damasceno

Projeto Copa

Público Alvo:
1ª a 4ª séries.

Duração:
10 aulas.

Justificativa:
Este projeto visa integrar a comunidade escolar, buscando privilegiar o acesso ao conhecimento por meio da leitura e escrita.

Objetivos:
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
Conhecer a história das copas;
Estimular a leitura;
Pesquisar sobre as copas que o Brasil já venceu: Suécia, 1958; Chile, 1962: México, 1970; Estados Unidos, 1994; Coréia do Sul e Japão, 2002.
Identificar cada país e os dias que jogam.

Formulação dos problemas:
O que podemos observar nos grupos?
Você conhece algum desses países?
Onde será realizada a Copa/2006?

Procedimentos Metodológicos:
Organizar grupos de pesquisa;
Orientar para que realizem a pesquisa através de livros, revistas, jornais, internet e os conhecimentos prévios de pais e/ou responsáveis;
Orientar para a utilização do dicionário para descobrir significados de palavras desconhecidas;
Auxiliar na síntese dos conteúdos para posteriormente digitá-los;
Auxiliar para que busquem ilustrações na internet e através do recurso copiar e colar, inserir-las no texto;
Orientar para salvarem o texto em pastas.

Recursos:
Lápis, caneta, pincel atômico, papel sulfite, papel craft, Disquetes, micro, impressora, livros, jornais, e revistas.

Avaliação:
Dar-se-á baseada na participação e envolvimento de cada aluno, em grupo em cada etapa realizada e na elaboração da pesquisa.



PROJETO DE PRIMAVERA, CRIANÇAS E NATAL/2006
Séries: 1.ª ,2.ª,3.ª e 4.ª séries de Ensino Fundamental Ciclo I
Participação de todos os professores(as) que atuam nas Oficinas de Enriquecimento Curricular de:
Atividades de Participação Social; Filosofia; Empreendedorismo Social; Saúde e Qualidade de Vida; Hora da Leitura; Orientação de Estudo e Pesquisa; Experiências Matemáticas; Informática Educacional; Inglês; Artes e Educação Física. Os temas selecionados estão relacionados com as datas das festas significativas para as crianças em todas as séries. Primavera, Dia das Crianças, Natal e Gincanas Solidárias.
Justificativa:
Os temas para o projeto foram escolhidos por envolver professores, alunos e pais em atividades que, além de proporcionarem aprendizagem, oferecem momentos de descontração e prazer.
Metas:
- desenvolver o gosto por poemas e músicas, inclusive em inglês os mais simples para servir de incentivo aos alunos e alegrar a família;
- apresentar atividades de amassar bolinhas de papel para auxiliar a coordenação motora das crianças das primeiras e segundas séries;
- integração dos alunos com a cultura e envolver as alunas e alunos no concurso da rainha da primavera;
- preparar as inscrições das candidatas pelos próprios alunos de cada classe;
- enfeitar a escola com flores de papel crepom que eles irão confeccionar;
- selecionar através de concurso cartazes confeccionados por eles;
- elaboração dos convites para a comunidade elaborados pelos alunos;
- atividade de artes, confecção de flores, sache, enfeites e outros;
- plantar flores em nossos canteiros para embelezar a escola.
Objetivos:
-Promover a socialização, oferecendo situações potencialmente motivadoras, a fim de estimular e contribuir para o desenvolvimento do aluno;
- Realizar pesquisas tendo como objetivo melhorar a formação do aluno;
-Promover a interdisciplinaridade, garantindo o processo de enriquecimento contínuo.
I-Temas Transversais: Pluralidade Cultural; Ética e Cidadania; Meio Ambiente; Trabalho e Consumo ; Saúde.
II-Gincanas Solidárias Atividades: Arrecadação de Alimentos, Roupas, brinquedos, chocolate e material reciclável.
Justificativa:
A necessidade de ajudar o Bairro onde estamos inseridos, mobilizando professores e alunos para arrecadar alimentos, roupas, brinquedos, doces e material reciclável, tornando os alunos futuros empreendedores sociais em prol do grupo social ao qual os alunos estão inseridos.
Meta:
A maior quantidade possível de alimentos, roupas, brinquedos, doces e materiais recicláveis, estimulando a competição e a conscientização dos problemas entre os alunos.
Objetivos:
- envolver os alunos nas questões sociais da comunidade;
- conscientizar das relações humanitárias;
- conviver em grupo alunos/professores/comunidade;
- preservar o meio ambiente e valorizar a Saúde e Qualidade de Vida.
Recursos Materiais:
Serão utilizados todos os recursos pedagógicos materiais e humanos disponíveis na Unidade Escolar que se fizerem necessário na elaboração do presente projeto. A duração será de acordo com o calendário escolar, sendo que: Festa da Primavera: 22 de setembro de 2006, quando ocorrerá apresentações de danças, desfile das candidatas para rainha da primavera, apresentações de jogral, peças teatrais apresentadas pelas crianças nos horários das 13 as 16 horas, com a presença dos pais, que receberão um convite antecipadamente. Semana das crianças: outubro, quando ocorrerão diversas atividades, como: Gincanas; Corrida do saco; Corrida da colher; Pular obstáculos; Jogos de raciocínio; Cinema; Campeonato de pipas; Dia especial dos brinquedos e brincadeiras; Realização de passeios planejados para as crianças. Natal: Elaboração de Cartazes desejando a todos boas festas; Confecção de cartões de natal; Confecções de enfeites para a escola e para eles levarem para casa se quiserem; Pintura de desenhos, leituras relacionadas ao Natal; Pesquisas sobre o Natal nas várias partes do mundo; Pesquisas sobre como surgiu o Papai Noel; Orações pela “Paz”; Festa de despedida. Preparação de pacotes que deverão ser entregue pelas crianças a entidade votada por elas em uma eleição com urna e contagem de votos.Serão selecionadas três entidades, a mais votada receberá as prendas arrecadadas pelos alunos.

Atividades em Informática Educacional

ATIVIDADE 01
História em Quadrinhos
Tema: "Direitos e Deveres dos Trabalhadores"
Objetivos:
Integrar conteúdos e disciplinas;
Estimular a pesquisa, a leitura e a produção de textos.
Recursos:
Soft Paint;
Internet;
Impressora;
Papel sulfite.
Processo:
Para iniciar a produção de histórias em quadrinhos, foi realizada:
Organização e formação de 04 grupos de 06 a 08 alunos;
Pesquisa via Internet (Sistema Nacional de Empregos);
Impressão do material coletado;
Leitura e interpretação do conteúdo (ensinado pela manhã);
Utilização do soft Paint e suas ferramentas;
Reprodução do texto e criação das ilustrações com idéias elaboradas por cada componente em seus respectivos grupos.
Professora: Celina Damasceno

ATIVIDADE 02
Rádio Novela
Objetivo:
Estimular a leitura.
Recursos:
Livros diversos de histórias infantis;
Soft Gravador de Som;
Soft Windows Média Player;
Folhas de sulfite, lápis e borracha.
Processo:
Apresentação de rádio novela elaborada pelo grupo de professores na capacitação oferecida na Oficina Pedagógica;
Organização e formação de 04 grupos de 06 a 08 alunos;
Apresentação de livros de histórias infantis à livre escolha;
Leitura e síntese da história selecionada;
Divisão de funções: personagens, narrador e sonoplasta;
Orientação para a utilização do gravador de som;
Teste de gravação.

Produto:
Os três porquinhos
Era uma vez três porquinhos que foram construir suas casas na floresta. O mais velho sentiu o cheiro do lobo e pensou: precisamos construir nossas casas rápido.
O primeiro decidiu fazer sua casa de palha, o segundo de madeira e enfim o terceiro construiu sua casa de tijolos.
Logo os dois porquinhos mais novos acabaram suas casas e foram brincar o mais velho ao invés disso continuou a construir sua casa, o lobo estava espiando e pensou: Humm! Esses porquinhos, eles vieram pedir ajuda ao irmão mais velho.
O lobo chegou à casa do irmão mais velho e falou:
___ Abra esta porta ou então vou assoprar e derrubar esta porta.
Ele assoprou, assoprou até perder o fôlego e foi embora e nunca mais voltou.
E essa é a nossa história!
Fim
Atividade 03

Proposta: Internet/Jogos (iguinho.com.br)
“Jogo da Velha”
Séries: 1ª A e B
Objetivos:
Desenvolver habilidades de coordenação viso-motora e concentração;
Estimular a leitura.
Procedimentos Metodológicos:
Formar duplas;
Orientar em relação ao manuseio do mouse e às regras do jogo.
Distribuir folhas de sulfite para as demais crianças realizarem o mesmo jogo enquanto esperam a vez para jogar nos micros.
Orientar para colocarem a série e os nomes das duplas na folha de sulfite.
Recursos:
Micro/ Net;
Folhas de sulfite;
Lápis.
Avaliação:
Continuamente, baseada na participação de cada aluno.
Professora: Celina Damasceno

Atividade 04
Proposta: Soft Calculadora
Séries: 2ª A e B
Objetivos:
Conhecer e explorar o soft;
Fazer cálculos matemáticos.
Procedimentos Metodológicos:
Formar duplas para a utilização dos micros;
Auxiliar na inicialização do soft;
Distribuir folhas para as demais crianças registrarem as continhas solicitadas;
Acompanhar as crianças, tanto as que estão utilizando os micros como as que estão registrando na folha de sulfite;
Conferir resultados;
Fazer a troca de duplas para que todas as crianças possam utilizar os micros.
Recursos:
Soft Calculadora;
Lápis, borracha e folhas de sulfite.
Avaliação:
Dar-se-á por meio da observação, participação e envolvimento dos alunos.
Professora: Celina Damasceno

Atividade 05
Proposta: Soft Word Pad (Digitação)
“COPA DO MUNDO/2006”
Séries: 4ª A e B
Objetivo:
Ler, selecionar e digitar síntese do material coletado referente à Copa do Mundo.
Procedimentos Metodológicos:
Formar grupos de alunos para a pesquisa;
Eleger dois componentes de cada grupo para fazer a digitação;
Orientar aos demais componentes para ler, selecionar e organizar o conteúdo coletado;
Auxiliar na digitação em relação à ortografia das palavras, pontuação, acentuação e paragrafação;
Orientar para salvar o texto produzido em pastas.
Recursos:
Material coletado;
Soft Word Pad;
Papel e caneta.
Avaliação:
Realizar-se-á continuamente mediante a participação de cada aluno.
Professora: Celina Damasceno
ATIVIDADE 06
ESCOLA E MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
Escola e meio ambiente é um assunto que faz parte das conversas de crianças, de jovens e adultos, está sempre nas primeiras páginas de jornal, na capa de revistas, nos muros da cidade, propagandas públicas e políticas. Mais do que o conhecimento adquirido na escola sobre a instituição “escola” e sobre o meio ambiente, este Projeto pretende despertar no aluno a percepção ou o sentimento de cidadania e de responsabilidade pela preservação e manutenção do meio ambiente. Numa abordagem educacional, essa perspectiva ajuda a ver a necessidade de trabalho em coesão dos princípios de igualdade e equidade do ser humano, da participação, da cooperação, da co-responsabilidade, da solidariedade, do respeito, da justiça social e da cidadania. Dentro do Projeto: “Escola e Meio Ambiente”, também, desenvolverão atividades no laboratório de informática de gravações de histórias em forma de “Rádio Novela” como um dos produtos finais. E, finalmente, será organizado um portfólio com todos os trabalhos deste grandioso Projeto.
PÚBLICO ALVO:
Alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental - Ciclo I.
OBJETIVOS:
Desenvolver a capacidade de observação e pesquisa;
Despertar a consciência sobre a importância da preservação ambiental e o respeito pela natureza;
Contribuir para a compreensão e a valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, bem como dos recursos tecnológicos existentes para esse fim;
Entender a saúde como um valor pessoal e social na humanidade;
Perceber a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo; Refletir sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia.
1º Semestre – Lixo e Reciclagem/reaproveitamento/reutilização e viário;
2º semestre - Escola e meio ambiente:Revitalização dos espaços da escola, Horta, Jardins, água, alimentação, esportes e lazer e saúde.
METODOLOGIA: Música, teatro, teatro de bonecos, jogral, dança, grafitagem, pinturas ( telas: panos e quadros), construção e reconstrução de textos, construção de letras musicais, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, campeonatos esportivos e de lazer, feiras cultural, gravação de histórias em rádio novela e exposição em outros eventos.
REFERÊNCIAS:
1. Parâmetro Curricular Nacional (PCN): Meio Ambiente; 2. Estudos Sociais: educação e o desenvolvimento crítico. Rosemary Faria Assad, Maria da Glória Mariano Santos, São Paulo: Editora do Brasil, 1989. 3. Coleção Artesanato Prático e Fácil. Reciclagem. Editora Minuando Ltda, 1ª, 2ª e 3ª edição, São Paulo, 2004. 4. Viver e Aprender: história/Geografia, 2. Elian Alabi Lucci. – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2000. E geografia: ensino fundamental. Neuza Sanchez Guelli, Miriam orenztein. 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2001. 5. Viver e Aprender. Ciências 2. ElisabeteChaddad Trigo, Eurico Moraes Trigo, 7ª ed. Reform. e atual, São Paulo: Saraiva, 2000. 6. ONG “Planta Verde” de Santo André-SP. Revista Meio Ambiente. Diversas edições/2006.
Professor: José Hamilton

Criatividade a mil!!!!

Dentro do projeto Meio Ambiente, alunos das séries iniciais desenham o lugar de seus sonhos e afirmam que precisamos preservar nosso meio ambiente.